Aviões do Catar protagonizaram nesta sexta-feira as primeiras missões no espaço aéreo líbio, em conjunto com aeronaves francesas, informou o Ministério de Defesa da França. "Trata-se da primeira contribuição aérea de um país da Liga Árabe como parte das operações multinacionais na Líbia", disse o Ministério em nota oficial.

Dois caças Mirage 2000-5 participaram em conjunto com outros dois franceses de uma "missão de proibição" do espaço aéreo, acrescentou. Os aviões decolaram da base aérea grega de Sue, na ilha de Creta, para onde "em breve" chegarão novos aviões catarianos, assinalou o Ministério da Defesa francês.

Segundo fontes francesas, o Catar deve destinar seis aviões às operações na Líbia. Em sua primeira missão, as aeronaves catarianas não efetuaram disparos e estavam equipadas apenas com armas de defesa antiaérea.

Nos próximos dias, estima-se que sejam incorporados à missão aviões dos Emirados Árabes Unidos, que prometeu contribuir com 12 caças na operação na Líbia, seis F-16 e seis Mirage.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, destacou nos últimos dias a importância de países árabes se incorporarem à coalizão internacional que pretende impedir o líder líbio Muammar Kadafi que bombardeie seu povo, em aplicação da resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU - que autoriza o uso da força na Líbia.

Fonte: Terra