O planejamento da Otan para a operação da zona de exclusão aérea na Líbia estima que a missão terá duração de três meses, podendo ser mais ou menos tempo, enquanto aviões de combate ocidentais continuaram a atacar as forças de Muammar Kaddafi.

O mandato da ONU, aprovado pelos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na quinta-fera, vai envolver dezenas de aviões dos 28 países integrantes da aliança militar e deve começar na próxima semana.

A porta-voz da Otan, Oana Lunguscu, disse que a aliança vai decidir nos próximos dias se ampliará seu papel na missão para assumir o comando dos ataques para proteger os civis, uma missão realizada atualmente pela coalizão liderada por França, EUA e Grã-Bretanha.

Enquanto isso, disse ela, 'a operação da coalizão vai continuar a pressionar o regime líbio'.

Perguntada sobre o calendário para a missão da zona de exclusão aérea, a porta-voz da Otan disse: 'Boa parte do planejamento teve como base uma janela de três meses, mas se o comandante (da Otan) sentir que é necessário estender, então ele teria apenas que dizer. Acredito que pode ser mais ou menos.'

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcki6mnzKrbpxSz_2FEn77q6LCUwHez8rJ8JUiZWbyYW8OY2gNO2ls1o24w8IItBkJ5cqig1zT425cY-YfkrEge91OqXoyL1ymA4gy7CmxQwEbJYV9C8rVpSxgjQ8z3kkVGPwwKV-sW88/s1600/blog+-kadhafi-Obama+serremt+mains+xl.jpg

Quem te viu, quem te vê...

O objetivo da missão da Otan é fechar o espaço aéreo líbio para todos os voos, com exceção a voos de ajuda humanitária autorizados, e proibiria aviões tanto das forças de Kaddafi como de seus adversários, segundo um oficial.

'Zonas de exclusão aérea são imparciais -- não há voos autorizados para esta área', disse o capitão Geoffrey Booth.

Os aviões de guerra ocidentais atingiram forças terrestres líbias em uma cidade estrategicamente importante no leste, dando sequência a uma campanha de quase uma semana que ainda não desferiu um golpe fatal nos tanques e na artilharia de Kaddafi.

Fonte: MSN