O Governo da Nova Zelândia está rapidamente agindo para liquidar suas oito remanescentes aeronaves A-4K Skyhawks que eram da Real Força Aérea da Nova Zelândia (RNZAF), publicando uma Requisição para Propostas via internet através do Serviço de Ofertas Eletrônicas do Governo.

RNZAF A-4 Skyhawk (photo : Philip Rickerby)

As aeronaves Skyhawk estocadas na Base da RNZAF de Woodbourne.

O Ministro da Defesa Wayne Mapp disse que o pacote inclui oito jatos Skyhawks completos, cerca de 20 motores sobressalentes e várias outras peças e equipamentos de apoio, incluindo documentos de treinamento. os interessados tem cerca de quatro semanas para colocar as ofertas, com a data limite sendo o dia 16 de maio.

O recente anúncio vem logo após a decisão do governo no dia 8 de abril de doar nova das 17 aeronaves Skyhawks para museus pela Nova Zelândia, além de uma para o Australian Fleet Air Arm Museum em Nowra, Austrália.

Retirados em dezembro de 2001, a frota de jatos Skyhawk permanece estocada na Base da RNZAF de Woodbourne desde o começo de 2002. Inicialmente hangarados, as aeronaves foram recentemente movidas para o lado de fora onde estão sujeitas a uma manutenção completa do revestimento e vários tratamentos internos.

Além disso, Mapp disse que as 17 aeronaves de treinamento Aermacchi MB339CB da RNZAF “provavelmente devem passar pelo mesmo processo, o qual já está em andamento”.

Fonte: CAVOK