O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira em Budapeste um cessar-fogo na Líbia, ao mesmo tempo que anunciou as Nações Unidas pretendem ampliar a ajuda humanitária a Trípoli.

"Temos três objetivos: primeiro um cessar-fogo imediato e efetivo, segundo estender nossa ajuda humanitária aos que necessitam, terceiro continuar o diálogo político e a busca de uma solução política", declarou Ban a um grupo de jornalistas durante uma visita oficial de três dias a Hungria.

"Vista a magnitude da crise, se os confrontos prosseguirem, é absolutamente necessário que as autoridades líbias parem os combates e de matar as pessoas", insistiu.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAg_yl-4aEfdwjNeSjxAAeiiazdPtWNknZdVvaRscGLhPuOLpa5ZW3_W3DSdHxIV-6burtXPYEFS0MIGKPU1Yq5gsombW3sOS1PV7kJa8QoTHC2Spdet89RS5khCPX2_W1jkVt26kUyio/s1600-r/Ban-Ki-Moon.jpg

Apesar das negociações para obter uma solução política prosseguirem, o secretário-geral da ONU pediu uma ação internacional "combinada e em coordenação com o povo líbio".

"Uma vez obtido o cessar-fogo, a Líbia necessitará de amplos esforços para estabelecer e manter a paz, assim como para a reconstrução", completou Ban.

A situação humanitária é particularmente grave nas cidades onde acontecem os confrontos, destacou o secretário-geral.

"Há dezenas de milhares de pessoas cujas necessidades básicas não são satisfeitas, portanto temos um grave problema", explicou.

Ban afirmou que a ONU pretende ampliar, em colaboração com a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho, a ajuda humanitária a Trípoli. As Nações Unidas já estabeleceram em Benghazi uma base humanitária para as 500.000 pessoas que fugiram dos combates.

Fonte: AFP