O governo da Grã-Bretanha anunciou nesta terça-feira que militares do país serão enviados à Líbia para prestar assistência a rebeldes que lutam contra forças do líder Muamar Khadafi.

O ministro das Relações Exteriores Britânico, William Hague, disse que o grupo será enviado para a cidade de Benghazi, quartel-general dos rebeldes.

Dez militares britânicos vão fornecer treinamento logístico e de inteligência como parte de uma operação conjunta entre Grã-Bretanha e França.

Hague destacou que os militares enviados à Líbia não vão se envolver em qualquer tipo de combate.

Quando o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução sobre a Líbia, em março, ações terrestres de militares estrangeiros na Líbia foram descartadas.

"O Conselho de Segurança Nacional (da Grã-Bretanha) decidiu que agora vamos agir rapidamente para expandir a equipe que já está em Benghazi para incluir uma equipe adicional militar", afirmou Hague.


"Este contingente será formado por militares britânicos experientes", acrescentou o ministro.

O anúncio desta terça-feira ocorre em um momento em que a comunidade internacional teme que milhares de pessoas tenham morrido em um bombardeio de forças partidárias de Khadafi na cidade de Misrata.

Fonte: Estadão