No final de 2011 foi fechado acordo entre a Rússia e a França para a compra de dois navios porta-helicópteros militares de um consórcio liderado por empresas francesas (DCNS e STX). O negócio foi o primeiro grande acordo para venda de armas da França para a Rússia desde a queda da União Soviética.

Pelo acerto os dois primeiros porta-helicópteros de assalto da classe Mistral serão construídos pelas companhias francesas DCNS e o estaleiro STX em Saint-Nazaire, Outros dois serão produzidos pela estatal russa United Shipbuilding Corporation, conhecida como OSK (estaleiros do almirantado em São Petersburgo). O custo estimado para a construção dos dois primeiros navios será entre 980 milhões e 1.15 bilhões de euros. A aquisição é parte do plano da Rússia de modernizar suas Forças Armadas.

Entretanto, havia dúvida se os sistemas embarcados abordo seriam de origem francesa ou russa. Segundo o Global Security (via RIA Novosti) os Porta-Helicópteros da classe Mistral que a França construirá para a Rússia serão totalmente equipados com sistemas de comunicação e controles 'Zenith 9' ao invés do (original SIC-21). Entretanto os navios serão fornecidos com o sistema de navegação tática 'Senit 9'.

Os navios da classe Mistral são capazes de carregar 16 helicópteros, 4 navios de desembarque, 70 veículos blindados e 450 tripulantes. razão pela qual alguns aliados franceses da OTAN tinham demonstrado preocupação com o acordo, sinalizando para a França não vender sistemas de alta tecnologia que poderiam ser usados pela Rússia contra ex-repúblicas soviéticas, especialmente após os russos entrarem em conflito com a vizinha Georgia em 2008.

By Vinna com informações do Global Security -via RIA Novosti.
(autorizada a reprodução desde que citada a autoria do texto)