As forças de segurança da Síria reprimiram com violência nesta segunda-feira os protestos da oposição em Deraa, deixando ao menos cinco mortos. A cidade é palco há seis semanas de marchas contra o regime de Bashar al-Assad, no poder há 11 anos.

O governo sírio fechou ainda a fronteira com a Jordânia, perto de Deraa, gesto que impede a fuga de civis dos confrontos na cidade.

Um militante de direitos humanos afirmou, em condição de anonimato, que as cinco vítimas estavam em um carro que foi metralhado pelas forças de segurança.

Imagem de vídeo amador mostra manifestante lançando pedra contra um dos tanques que invadiram Deraa, na Síria


"Os minaretes das mesquitas fazem apelos de socorro. As forças de segurança entraram nas casas. Há um toque de recolher e eles atiram contra quem sai de suas casas. Atiram inclusive nas caixas de água nos telhados para deixar os moradores sem água", disse o militante, que está em Deraa.

Uma testemunha consultada pela agência de notícias Reuters disse ter visto corpos em uma rua, pouco depois de centenas de soldados entrarem na cidade, protegidos por veículos armados.

Atiradores de elite se posicionaram nos prédios do governo e testemunhas relatam que os disparos atingem alvos randômicos. Os tanques se posicionaram nos principais pontos de entrada de Deraa e disparam contra prédios e casas.

"As pessoas não podem andar pelas ruas por causa dos disparos", disse o morador Mohsen à rede de TV Al Jazeera, que mostrou uma coluna de fumaça sobre os prédios.

Grupos de direitos humanos dizem que as forças de segurança mataram mais de 350 civis desde o início dos protestos em Deraa, em 18 de março. Um terço das vítimas morreu nos últimos três dias, com a escalada dos protestos.

Assad derrubou o estado de emergência que imperava no país há 48 anos, mas ativistas dizem que a violência com que reprimiu os protestos no fim de semana mostra que seu comprometimento com a liberdade de expressão e política não é sério.

As autoridades sírias optaram pela "solução militar" para acabar com o movimento de protesto disse o ativista dos direito humanos Rami Abdel Rahmane à agência de notícias France Presse.

"Está claro que as autoridades sírias tomaram a decisão de uma solução militar e de segurança", disse Abdel Rahmane, presidente do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, poucas horas depois do início de uma grande intervenção das forças de segurança sírias em várias cidades do sul do país, entre elas Deraa.

FRONTEIRA

Em mais uma escalada da crise, a Síria fechou nesta segunda-feira a fronteira com a Jordânia, anunciou o ministro jordaniano da Informação, Taher Adwan, citado pela agência Petra.

"A Síria fechou as fronteiras terrestres com a Jordânia. A decisão síria está relacionada com a situação interna da Síria", explicou Adwan. "Esperamos que a situação volte rapidamente à normalidade", completou o ministro jordaniano.

Fonte: Folha/Bol