A aviação da Otan bombardeou na noite desta quinta-feira os portos de Trípoli, Al Khums e Sirte, afundando oito navios de guerra do líder líbio, Muamar Kadafi, revelou a própria Aliança Atlântica.

"A Otan e as forças aéreas aliadas continuaram seus ataques de precisão contra as forças do regime pró-Kadafi durante a noite, com uma ação coordenada contra os portos de Trípoli, Al Khums e Sirte". "A aviação da Otan atacou navios de guerra pró-Kadhafi e afundou oito barcos", destacou a Aliança.

A Otan destaca que a colocação de minas tem sido um recurso crescente do regime de Kadhafi, o que dificulta a entrega da ajuda humanitária indispensável aos rebeldes e coloca em risco as forças navais da Aliança Atlântica.

Ataque no Porto de Trípoli ocorreu na noite desta quinta-feira
Foto: Mahmud Turkia, AFP

Diante desta situação, "a Otan não tinha outra opção que realizar ações decisivas para proteger a população civil e as forças navais da Aliança", declarou o almirante Russ Harding, vice-comandante das operações na Líbia.

"Todos os navios atacados na noite passada eram barcos de guerra, sem uso civil", garantiu o almirante. Em Trípoli, um navio ardia em chamas no porto, de onde se elevava uma grande coluna de fumaça, após um ataque por volta da meia-noite (19H00 Brasília).

Um jornalista da AFP foi levado com outros repórteres pelas autoridades a um ponto em frente ao porto, a um quilômetro do lugar atacado, onde o navio em chamas era visível. Testemunhas informaram que ouviram ao menos quatro explosões no porto. Instalações militares e civis são atualmente alvo de ataques do agressor colonialista cruzado", informou a TV estatal líbia.

Na última terça-feira, um prédio dos serviços de Segurança Interna e a sede do ministério de Inspeção e Controle Popular, órgão de combate à corrupção na Líbia, foram destruídos em um bombardeio da Otan a Trípoli.

Confira o especial "Guerra na Líbia":



Fonte: RBS