Preocupado com a imagem da rede terrorista que chefiava, Osama bin Laden planejava mudar o nome da Al Qaeda, revelou nesta sexta-feira um funcionário americano, que falou em condição de anonimato.

No entendimento de Bin Laden, o nome Al Qaeda não tinha o apelo religioso necessário.

Em uma carta recuperada na casa onde Bin Laden foi morto por comandos americanos, no Paquistão, o líder da rede terrorista analisa os possíveis nomes para reforçar a ideia de jihah (guerra santa) em sua organização.

"Era uma espécie de estudo de mudança de marca" para a Al Qaeda, explicou o funcionário à AFP.


Entre os nomes analisados por Bin Laden estariam Taifat al Tawhed Wal Yihad (Grupo do Monoteísmo e Jihad) e Jama'at I'Adat al Khilafat al Rashida (Restauração do Grupo do Califado).

O nome completo da rede terrorista era Al Qaeda al Jihad (A Base da Guerra Santa), mas acabou se popularizando apenas como Al Qaeda, o que para Bin Laden era um problema.

"Para ele, isto reduzia o aspecto religioso da missão da Al Qaeda e permitia ao Ocidente descrever a organização como algo sem vínculo religioso", analisou o funcionário.

"Bin Laden queria reforçar a ideia de que os Estados Unidos estavam em guerra contra o islã. Estava frustrado porque muita gente não via a luta da Al Qaeda como uma guerra santa", acrescentou a fonte.

Segundo o funcionário, a carta foi escrita há menos de dois anos, "mas desconhecemos seu destinatário ou se foi enviada".

Logo após a publicação da carta, propostas com novos nomes para a rede se espalharam na internet.

Fonte: UOL