O governo chinês anunciou hoje que chegou a um acordo com o Vietnã para resolver, por meio de negociações, uma disputa territorial no Mar do Sul da China. O Ministério de Relações Exteriores chinês disse que os países concordaram em resolver a disputa "através de negociações e consultas pacíficas e amigáveis", segundo a agência oficial de notícias Xinhua.

Enquanto isso, manifestantes saíram às ruas da capital vietnamita, Hanói, pela quarta semana consecutiva para protestar contra o país vizinho.

O Vietnã acusa navios chineses de atrapalharem pesquisas de exploração de petróleo em águas territoriais vietnamitas. A China, por sua vez, diz que o Vietnã invadiu suas águas na região das ilhas Spratly - reivindicada pelos dois países -, colocando em perigo pescadores chineses.

A região das ilhas Spratly e Paracel, potencialmente rica em petróleo, sempre foi objeto de disputa entre China, Vietnã e outros países asiáticos. A disputa atual, porém, se tornou mais hostil, com ambos os lados anunciando exercícios navais com uso de munição real.

Os Estados Unidos consideram essas rotas marítimas de importância estratégica, mas a China pediu nesta semana que o país não se envolva na questão.

Fonte: Estadão