Emoção. Esse foi o tom da solenidade alusiva aos 80 anos do Correio Aéreo Nacional (CAN), realizada na tarde da última sexta-feira (10), na Base Aérea dos Afonsos. A cerimônia marcou também o encerramento da Reunião da Aviação de Transporte 2011 e o Dia da Aviação de Transporte.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e contou com a presença de comandantes de diversas unidades aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB).


O aniversário do CAN é comemorado dia 12 de junho, data em que, no ano de 1931, uma aeronave Curtiss Fledgling, prefixo K-263, comandada pelos pilotos Lavenère-Wanderley e Casimiro Montenegro, transportou a primeira mala postal entre as ci­dades de Rio de Janeiro e São Paulo, inaugurando uma história rota que há oito décadas desbrava os céus de todo o Brasil.

Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem a oficiais e graduados mais antigos que participaram da história do CAN, sendo entregue uma placa e um certificado. Também foi concedida a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, entregue aos atuais e ex-comandantes de unidades aéreas da FAB.

Todos os veteranos do CAN presentes foram convidados a compor a tropa que desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica. Ao final do desfile, antes do fora de forma, o Brigadeiro Clóvis de Athayde Bohrer, comandante da tropa de veteranos, emocionou a todos com seu discurso, lembrando o pioneirismo dos heróis que desbravaram os céus de todo o país.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, em suas palavras, parabenizou a todos aqueles que fizeram a história da aviação de transporte da FAB.

Ao fim da cerimônia, foi feita uma demonstração operacional das aeronaves KC-137 Boeing, C-130 Hércules, C-105 Amazonas e C-95 Bandeirante, com simulação de reabastecimento em voo, lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro, lançamento de cargas de médio e pequeno porte, demonstração de uso do MAFFS (sistema de combate a incêndios) e lançamento de flare (dispositivo de segurança para despistar mísseis). Para encerrar, foram acionados os motores das aeronaves precursoras do CAN: K-263 Curtiss Fledgling e C-47 Douglas.

Fonte: FAB