Um caça Spitfire que caiu num pântano no condado de Donegal, na Irlanda, será escavado com a ajuda de um time anti-bombas do Exército Irlandês.

O caça britânico era pilotado por um americano que saltou de paraquedas antes da aeronave colidir com o solo lamacento em novembro de 1941. Roland “Bud” Wolf foi mantido pelos próximos dois anos no campo de prisioneiros de Curragh, enquanto aguardava batalhas diplomáticas entre os governos irlandês e britânico.

O caça carregava munição e muitas metralhadoras Browning quando caiu. O porta-voz das Forças Armadas Irlandesas, Neil Nolan, disse: “O time anti-bombas irá acompanhar a escavação da aeronave para garantir que as munições a bordo não se tornem uma ameaça à segurança pública. Irão checar os sistemas de armas para garantir que não estão carregados; e se estiverem, irão retirar as cápsulas com segurança”.

Bud Wolf foi recrutado para voar Spitfires na Irlanda do Norte. Sua aeronave sofreu uma falha no sistema de resfriamento do motor, forçando-o a abandoná-la.

A equipe de escavação, que encontrou o Spitfire recentemente utilizando detectores de metal, já está trabalhando na área. O caça será levado para Derry, onde será limpo e restaurado para exposições futuras.

Autoridades irlandesas já alertaram sobre possíveis interrupções no tráfego de veículos entre Redcastle e Gleneely durante as operações de escavação.

Fonte: Irish Times, 23 de junho de 2011. - Via Sala de Guerra