A China abriu as portas de uma base militar com jatos de combate J-10 para a visita do Ministro da Defesa da Coreia do Sul na semana passada, disse nesse domingo um funcionário da Defesa em Seul, num sinal de movimento de Pequim com a intenção de reforçar os intercâmbios bilaterais militares e de defesa.

O ministro da Defesa sul-coreano Kim Kwan-jin visitou uma base aérea chinesa de treinamento da Força Aérea da China em Changzhou, na província de Jiangsu, no sábado, último dia de sua visita de três dias à China, onde esteve para conversar com o seu homólogo chinês, Liang Guanglie, disse o oficial sul-coreano.

O ministro da Defesa sul-coreano Kim Kwan-jin (terceiro a partir da direita) visita a base de caças J-10 em Changzhou, ao sul de Beijing, no dia 16 de julho. (Foto: Yonhap)

Durante sua visita à base, cerca de 200 quilômetros ao sul de Pequim, Kim assistiu ao pouso e decolagem de um jato J-10, um caça desenvolvido na China, com um raio operacional de 1.250 km, antes de almoçar com oficiais militares chineses na base.

Liang disse durante o jantar com Kim na sexta-feira que a base de caças J-10 nunca havia sido revelada a um país estrangeiro, de acordo com o oficial.

Kim disse a jornalistas sul-coreanos no sábado, após a viagem até a base, que o modelo chinês J-10 é semelhante ao caça F-16 fabricado nos EUA, observando que a China parece estar decidida em reforçar suas exportações.

Na sexta-feira, Kim e Liang reafirmaram seu compromisso com a paz na região e dissera, que irão reforçar a sua cooperação para manter a estabilidade.

Em uma declaração conjunta após as conversações em Pequim, os ministros disseram que são “contra qualquer comportamento provocador que prejudica a paz e a estabilidade da Península Coreana”.

A viagem de Kim foi a primeiro a China feita por um ministro sul-coreano de defesa em dois anos e a primeira desde que ocorreram as duas mortais provocações norte-coreanas no ano passado.

Fonte: Yonhap News – via: Cavok