Uma aeronave de treinamento Tucano da aviação do exército da Mauritânia, dedicado para treinamento de pilotos militares, caiu nesse domingo, dia 21 de agosto, perto de Chinguetti no norte do país, matando seu piloto que era o único ocupante, informou o Ministério da Defesa do país em um comunicado. A aeronave pegou fogo no motor logo após a decolagem.

“O Ministério da Defesa anunciou que um de seus aviões de treinamento caiu na manhã de domingo perto da cidade de Chinguetti durante um voo de treinamento de rotina”, disse o comunicado. ”Uma investigação será acelerada para determinar as condições do acidente que resultou na morte do tenente Elboukhary Ould Mohamed Ahmed”.

A Mauritânia estabeleceu uma escola militar, a Ecole Militaire Inter Armes (EMIA), em Atar, 450 km ao norte de Nouakchott, com quatro aeronaves de treinamento Embraer EMB-312F Tucano utilizados na formação e treinamento de seus pilotos e co-pilotos.

Destroços da aeronave Tucano da Mauritânia.

A Mauritânia recebeu em dezembro de 2010 5 aeronaves EMB-312F Tucano vindos da Força Aérea Francesa. Os pilotos mauritaneses estão recebendo treinamento com instrutores franceses.

As aeronaves estavam fora de serviço na França, e ainda possuem dois terços da vida útil operacional. Antes de entrarem em operação na Mauritânia elas passaram por uma completa revisão nas oficinas da empresa Aeromecanique, em Marignane, onde receberam rádios novos e pontos fixos para levar canhões.

O governo da Mauritânia demonstrou anteriormente interesse na aquisição de aeronaves Super Tucano, para missões de ataque a grupos terroristas.

As forças armadas da Mauritânia possuem um pequeno componente aéreo composto por dois Reims FTB-337 Milirole (Cessna 337), cinco Britten Norman BN-2 Defender, dois Cessna 337 Skymaster, dois Piper Pa-31T Navajo/Cheyene II, dois HAMC Y-12(II), um Basler BT-67 e quatro Aermacchi SF-260E, além dos quatro Tucanos da escola de treinamento recentemente ativada.

Fonte: CAVOK