O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, declarou nesta terça-feira que seu país recebeu favoravelmente a proposta rusa para retomar passo a passo as negociações sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

"A República Islâmica do Irã recebe favoravelmene a proposta russa do 'passo a passo' e está disposta a fazer sugestões para cooperar neste campo", afirmou em um encontro com o secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev, segundo o site da presidência iraniana.

Anteriormente, o governo do Irã havia anunciado que as "propostas" feitas pela Rússia são uma "base" para iniciar as negociações sobre seu programa nuclear com a comunidade internacional.

"As propostas de nossos amigos russos podem ser uma base para iniciar as discussões para a cooperação regional e internacional, principalmente, sobre nossas atividades nucleares pacíficas", declarou o diretor do programa nuclear iraniano, Said Jalili.

Said Jalili fez a afirmação depois de um encontro com o secretário Patruchev, que chegou a Teerã na segunda-feira.

Patruchev também se reuniu com o chefe da diplomacia iraniana, Ali Akbar Salehi, e deve ser recebido pelo presidente Mahmud Ahmadinejad.

A diplomacia russa quer reativar as negociações nucleares entre o Irã e os membros permanentes do Grupo 5+1: os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, França, Grã-Bretanha e China) e a Alemanha.

Fonte: AFP