O Irã anunciou nesta segunda-feira que iniciou a transferência de centrífugas de enriquecimento de urânio para um bunker subterrâneo perto da cidade de Qom.

"A transferência das centrífugas (da usina de) Natanz para Fordo (perto de Qom) está em andamento, sob total observação dos padrões", disse Fereydoun Abbasi-Davani, chefe da agência nuclear iraniana, à rádio estatal Irib. "As instalações de Fordo estão sendo preparadas, e algumas centrífugas foram transferidas."


O governo iraniano anunciou em junho que iria levar a sua produção de urânio enriquecido para Fordo, desafiando os apelos internacionais para que o país abandone o programa de enriquecimento de urânio. O Irã insiste no caráter pacifico das atividades, enquanto países ocidentais o acusam de ter como objetivo a produção de armas nucleares.


O governo iraniano só admitiu a existência da instalação subterrânea de Fordo em setembro de 2009, depois de ela ser revelada por agências ocidentais de inteligência. A colocação das centrífugas em um bunker escavado em uma montanha pode assegurar maior proteção em caso de ação militar dos EUA ou de Israel contra o programa nuclear iraniano.

Crise

A denúncia de países ocidentais sobre a construção secreta da usina de Fordo provocou um novo capítulo na grave crise entre o Irã e a comunidade internacional, o que provocou em julho de 2010 a um endurecimento das sanções econômicas e políticas contra Teerã.

Em fevereiro, o Irã confirmou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que controla as atividades de enriquecimento de urânio no país, que a central de Fordo receberia as primeiras centrífugas no verão.

Fonte: IG