Dois filhos do chefe do regime líbio, Muamar Kadhafi, foram presos na noite de ontem pelo Conselho Nacional de Transição (CNT), o governo interino dos insurgentes. A informação é do jornal espanhol El Pais. A situação em Trípoli, capital da Líbia, é cada vez mais violenta e autoridades mundiais preveem a queda de Kadhafi para esta semana. A informação é do jornal espanhol El Pais.


Seif al-Islam é o segundo filho do líder líbio e porta-voz do regime, já tendo sido apresentado em algumas ocasiões como o sucessor de seu pai. Ele tinha contra si um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI). Ja Mohammed Kadhafi, o filho mais velho do ditador líbio, se entregou às forças rebeldes

Os insurgentes na Líbia anunciaram ter chegado à praça Verde, no centro de Trípoli, perto do quartel-general do ditador. A praça Verde é um dos símbolos do regime líbio. De acordo com os rebeldes, eles já controlam toda a capital, com exceção do complexo de Kadhafi, em Bab al Aziziyah.

Milhares de moradores de Benghazi, na Líbia, saíram neste domingo à noite às ruas da “capital” dos rebeldes no leste da Líbia para comemorar o iminente fim do regime de Muamar Kadhafi.


Mortes
O porta-voz do regime lí-bio, Mussa Ibrahim, afirmou na noite de ontem que 1.300 pessoas foram mortas em Trípoli, em 24 horas, classificando os combates de “verdadeira tragédia”.Mesmo assim, ele afirmou que o “regime permanece forte e que milhares de voluntários e soldados estão preparados para lutar”.



Violentos combates foram registrados na noite deste domingo em Trípoli após o ataque efetuado pelos rebeldes ao bastião do regime, mas o coronel Muamar Kadhafi, ainda combativo, prometeu resistir e sair vitorioso da batalha.

“Temos um líder (o coronel Kadhafi) que vai nos conduzir à paz (...) e vocês não podem privar os líbios dela”, acrescentou Ibrahim. ATUALIZA MATÉRIA DA PÁGINA 29 (das agências de notícias)

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A prisão dos filhos de Kadhafi representam duro golpe contra o ditador líbio. Às 22h30 de ontem, chegavam as primeiras informações sobre a possível prisão de um terceiro filho, Saadi Kadhafi. Rebeldes comemoravam nas ruas.

Fonte: O Povo