Rebeldes líbios disseram estar mobilizando forças especiais para a caçada ao ditador Muammar Kadafi, cujos seguidores agora se concentram em alguns poucos bolsões de resistência na capital, Trípoli.

Entre os combatentes rebeldes --que na terça-feira ocuparam o complexo governamental de Bab al Aziziya--, circulam inúmeros rumores de que Kadafi e seus filhos estão encurralados e foram avistados. No entanto, não há notícia sobre o paradeiro do ditador, que na quarta e quinta-feira divulgou mensagens de áudio a seus partidários.

O coronel rebelde Hisham Buhagiar disse que as buscas se concentram em várias áreas. "Estamos enviando forças especiais todos os dias para caçar Kadafi. Temos uma unidade que faz a inteligência, e outras unidades caçando-o", afirmou.

Jornalistas no local disseram que ainda há forças leais ao antigo regime em várias áreas da cidade, mas que algumas delas usam a bandeira tricolor (vermelha, preta e verde) dos rebeldes, em vez do pavilhão todo verde de Kadafi.

Uma emissora pró-Kadafi disse que aviões da Otan, a aliança militar do Ocidente, bombardearam a cidade natal do ditador, Sirte, um dos seus últimos redutos.

O ministro britânico da Defesa disse que a Otan está ajudando os rebeldes a reunirem informações que ajudem na busca por Kadafi, mas o Departamento de Estado dos EUA afirmou que nem a Otan nem Washington se envolveram diretamente na caçada.

Fonte: Folha/Bol