Um forte terremoto de magnitude 5,9 atingiu o estado americano da Virgínia na tarde desta terça-feira (23), segundo o Serviço Geológico dos EUA, e foi sentido em várias regiões do nordeste do país, inclusive na capital, Washington, em Nova York e em Boston, onde prédios foram preventivamente esvaziados.

O abalo durou cerca de cinco segundos, segundo testemunhas, e foi sentido até no Canadá. Ainda não havia relatos sobre danos ou vítimas.

O epicentro foi localizado entre as cidades de Charlottesville e Richmond, a uma profundidade de 1 quilômetro, considerada bastante rasa, segundo a agência americana que monitora tremores.

O tremor foi sentido na capital, Washington, a 134 quilômetros do epicentro. O Pentágono (sede das Forças Armadas), o Capitólio (sede do Congresso) e outros prédios da cidade foram esvaziados.

Funcionários públicos acreditaram se tratar de uma bomba, segundo a rede de TV americana CNN. Objetos chegaram a cair de mesas e prateleiras em prédios comerciais, segundo testemunhas.

O abalo ocorreu às 13h51 locais, 14h51 de Brasília, e também foi sentido em outros locais da Costa Leste dos EUA, inclusive em Boston e na cidade de Nova York, onde prédios, inclusive o da prefeitura também foram esvaziados.

As obras de reconstrução do memorial do World Trade Center, destruído nos atentados do 11 de Setembro, foram interrompidas. Os bombeiros disseram que não há relatos de "danos estruturais" em prédios da cidade.

Voos
As torres de controle dos aeroportos JFK e Newark, que servem à região, foram esvaziadas, e os voos foram interrompidos durante cerca de uma hora.

O Corpo de Bombeiros do Distrito de Colúmbia, onde fica a capital, disse em sua página no Twitter que recebeu muitos telefonemas de moradores, mas não há notícias sobre feridos.

Inicialmente, o Serviço Geológico dos EUA havia medido a magnitude do tremor em 5,8.

Um tremor havia sido registrado na noite de segunda no estado americano do Colorado, também sem deixar vítimas ou danos.

Fonte: G1

Nota: Sem muito alarde e cada vez mais proximo ao aniversário do 11/9 os EUA mostram que esperam retaliação a morte de 'Osama' lembro que em 11/8 a Estatua da Liberdade foi "fechada" para reforma (AQUI)