A ex-embaixadora norte-americana no Brasil (2002-2004), Donna Hrinak, será a presidente da Boeing Brasil. A nomeação será efetivada em 14 de outubro. A Boeing é uma das três empresas que disputam a compra de 36 novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB). O governo brasileiro suspendeu temporariamente os investimentos alegando falta de recursos, mas o negócio pode voltar a ser tratado em 2012.

Hrinak será responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia da Boeing no Brasil e vai liderar as atividades da empresa, incluindo relações governamentais.


"Nossa decisão de ter um executivo no país está focada especificamente na expansão da nossa presença e na colaboração por benefícios mútuos. Donna possui a combinação certa de negócios, governo, experiência local e regional para liderar a Boeing neste mercado tão importante", disse Hill, em comunicado divulgado pela empresa.

No início de seu governo, a presidente Dilma Rousseff mandou suspender a compra dos caças. Na semana passada, em encontro com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, Dilma disse que o assunto pode ser tratado novamente somente daqui a um ano, conforme o desenrolar da crise mundial. Estão na disputa o caça F-18 Super Hornet fabricado pela Boeing, o sueco Gripen NG, da Saab e jatos franceses Rafale, da Dassault.

Além de ex-embaixadora, Donna Hrinak foi vice-presidente Global de Políticas Públicas & Assuntos Governmentais da PepsiCo, Inc. Ela se juntou a PepsiCo em 2008, vinda da Kraft Foods onde foi diretora de Assuntos Corporativos para a América Latina e a União Européia.

Fonte: O Globo