Um caça bombardeiro russo Sukhoi Su-24 “Fencer” explodiu ao tentar pousar hoje, dia 20 de outubro, na região de Amur, fronteira com China, matando os dois pilotos, conforme relatou a agência de notícias russa RIA Novosti, citando militares da Força Aérea da Rússia.

O trem de pouso do Sukhoi Su-24 não conseguiu descer e a aeronave pegou fogo após deslizar na pista, informou a agência de notícias estatal. O avião estava programado para passar por uma manutenção, e realizava um voo entre Voronezh e Vozdvizhensk.

A Força Aérea da Rússia havia suspendido as operações de todos voos dos jatos MiG-31 no mês passado, devido a um acidente, mas no caso dos jatos Su-24, foi determinado uma verificação no trem de posuo de todos jatos, não suspendendo as operações de voo.

O SU-24, um bombardeiro tático a baixa altura, foi utilizado pela Força Aérea Soviética durante a última fase da Guerra Fria, mas ainda é amplamente utilizado em diferentes continentes. Na verdade, é um dos aviões mais produzidos nesse setor, além de ser muito eficiente e poderoso na sua tarefa de ataque a baixa altitude em todos os climas e condições. Seu primeiro vôo foi em 1967 e entrou em serviço em 1974.

Fonte: CAVOK