Por medida de segurança, o torcedor que quiser ver algum jogo da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo terá de passar por pelo menos três barreiras antes de entrar no estádio. A informação foi dada pela Polícia Militar ao G1. O estádio do Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste, que está sendo construído para o mundial de futebol, irá abrigar o jogo inaugural do evento. O anúncio de que São Paulo terá o primeiro jogo da Copa foi feito pela Fifa nesta quinta-feira (20).

De acordo com oficiais da PM envolvidos na segurança da Copa, serão utilizados um portal com detector de metais similar ao utilizado em aeroportos, além de uma espécie de raquete que também detecta a presença de metais. Esses dois equipamentos deverão ser operados por uma equipe de segurança contratada pela Fifa, entidade responsável pela Copa do Mundo.

No terceiro posto, atrás dessas duas barreiras eletrônicas, estarão policiais militares que farão a revista dos torcedores suspeitos de carregar algum artefato que possa colocar em risco a sua integridade física e a das demais pessoas dentro do estádio. Objetos pontiagudos, como guarda-chuvas, serão proibidos de entrar.

Também estão vetados rojões. Cães farejadores poderão ser usados para tentar localizar bombas à base de pólvora e drogas.O óculos especial da PM já começou a ser testado em São Paulo (Foto: Márcio Fernandes / AE)

Dentro do estádio, o trabalho da PM ficará restritro às escadas de acesso e às cadeiras numeradas. Pelo menos 200 policiais com coletes padronizados de identificação exclusivo para a Copa estarão dentro do estádio, que terá espaço para mais de 60 mil lugares. O número de PMs é o mesmo usado pela corporação em jogos de futebol em São Paulo.

“Já sabemos que não poderemos mais ficar em volta do campo, como ocorre nos jogos realizados em outros estádios de São Paulo, porque o estádio para a Copa não prevê uma área ou pista de atletismo para isso”, afirma o coronel Wagner Cesar Gomes, coordenador operacional da PM no estado de São Paulo e um dos responsáveis da corporação para falar sobre assuntos do mundial.

Sem organizada
Apesar de a Fifa ter informado à PM que não haverá divisão de torcidas, a PM informa que também não serão permitidas camisas de torcidas organizadas de clubes de futebol. “A entrada de camisas dos clubes e dos países será permitida”, diz o capitão Luiz Gonzaga de Oliveira Júnior, coordenador operacional do 2º Batalhão de Choque da PM e membro da Comissão de Gestão para Assuntos da Copa do Estado de São Paulo. “Bandeiras grandes com mastro também serão recolhidas na entrada. Só serão permitidas bandeiras pequenas.”

Outro incremento tecnológico que será utilizado pela PM nos dias de jogos serão 50 kits com câmeras que captarão imagens de suspeitos e as compararão com um banco de dados de criminosos. “O rosto da pessoa será captado e levado para uma central, que irá compará-lo com um arquivo de fotos. Vamos tentar também autorização para acessar os registros da Interpol para localizarmos criminosos de outros países”, diz o coronel Alfredo Deak Júnior, diretor de tecnologia da PM no estado. "Também usaremos tablets para que as viaturas policiais recebem informações e fotos em tempo real de suspeitos".

Um novo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) será construído no Centro de São Paulo até antes do início do mundial para servir como sala de controle das ações da PM para a Copa.

"O comprometimento da PM será com a segurança do cidadão que estiver em São Paulo durante a Copa. Para isso aliaremos a tecnológia com nosso sistema operacional", disse o coronel Alvaro Camilo, comandante geral da Polícia Militar no estado de SP.

O local que abrigará as ações integradas da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana ainda não está definido. “Eu sugiro o Anhembi”, diz o delegado Aldo Galiano Júnior, diretor do Departamento de Identificação e Registros Diversos (Dird) e presidente da Comissão de Gestão para Assuntos da Copa em São Paulo.

“Vamos reforçar as delegacias próximas ao estádio, locais de eventos, aeroportos, hotéis etc. Haverá mais policiais civis nas delegacias, investigando e orientando o cidadão. Folgas e férias serão suspensas durante a Copa. Sabemos que haverá 1 milhão de turistas na cidade por conta do mundial”, diz o delegado Marcos Carneiro, delegado-geral da Polícia Civil em São Paulo.

Ao todo, PM e Polícia Civil terão 16 mil policiais atuando na capital paulista nos dias dos jogos em Itaquera. Veja abaixo o que cada uma das polícias promete fazer:

POLÍCIA MILITAR Planejamento para a Copa do Mundo em SP
Efetivo 15 mil policiais militares em dias de jogos
Tecnologia 50 kits de filmagem com óculos com câmeras para filmar suspeitos na entrada e no interior do estádio. As imagens deles serão comparadas com o banco de dados de criminosos da PM e Interpol.
Estádio 200 policiais militares dentro do estádio. Ficarão nas escadas de acesso às cadeiras para os torcedores. Não serão usados cães dentro dos estádios.
Dias de jogos PM fará varredura nas ruas de acesso dos hotéis das delegações aos estádios. Equipamentos localizam bombas e artefatos explosivos.
Identificação PMs usarão colete de identificação nacional que será padronizado exclusivamente para a Copa. Tanto a PM de SP quanto a do RJ, por exemplo, poderá ser identificada a partir de um colete único. Isso facilitará a identificação da PM pelo torcedor, principalmente o estrangeiro.
Torcida Não haverá divisão de torcidas dentro do estádio nos dias de jogos. Camisetas de torcidas organizadas de clubes de futebol serão proibidas. Ainda não há uma decisão a respeito da venda e consumo de bebidas alcoólicas, que depende de um acordo entre o governo brasileiro e a Fifa, que ver a comercialização da bebida. Atualmente a venda é proibida nos estádios em SP.
Monitoramento Previsão da PM é que até o mundial 1.500 câmeras para monitorar a cidade. Além do estádio, seu entorno e locais de concentração de público serão monitorados. Atualmente são 300 câmeras.
Patrulhamento Bairros que são redutos de descendentes de países que irão disputar os jogos do mundial receberão reforço da PM nos dias das partidas. Os países participantes da Copa do Mundo de 2014 ainda não estão definidos, mas a PM já está mapeando a cidade para localizar onde as colônias de imigrantes estão. Para isso, serão usados policiais bilingues. Além disso, deverá haver reforço no policiamento no Parque do Carmo, Guarapiranga, Parque Villas Boas e Campo de Marte, que deverão receber telões que transmitirão os jogos da Copa ao vivo.


POLÍCIA CIVIL Planejamento para a Copa do Mundo em SP
Efetivo Mil policiais civis nos dias de jogos da Copa atuarão exclusivamente voltados ao mundial
Tecnologia Negocia parceria com a Interpol para receber informações de criminosos suspeitos de terrorismo internacional e hooligans.
Estádio Delegacias móveis estarão no entorno do estádio Itaquerão para registrar eventuais ocorrências e assim poder atender o turista ou torcedor sem que ele precise se deslocar para um Distrito Policial.
Dias de Jogos Departamentos especializados da Polícia Civil atuarão diretamente no combate a flanelinhas e vallets nos dias de jogos.
Identificação Ainda está em estudo se os policiais civis também receberão algum tipo de colete padronizado de identificação.
Torcida Policiais de delegacias especializadas, como a que cuida de delitos de intolerância, estão infiltrados entre torcedores para tentar identificar possíveis focos de conflitos e disturbios.
Monitoramento Polícia Civil sugere que monitoramento seja feito de forma conjunta. Um dos locais para abrir o centro de monitoramento pode ser o Anhembi.
Turistas Os turistas hospedos nos hotéis de São Paulo poderão pedir para a recepção chamar policiais da Delegacia especializada no atendimento ao turista. Eles irão até os hotéis para registrar eventuais ocorrências. Para isso, serão disponibilizados lap tops. Objetivo é atender principalmente o turista estrangeiro. Além disso, haverá policiais bilingues.


Fonte: G1