Enquanto o Complexo Aeronáutico do Paquistão (PAC) exibiu os seus produtos no Dubai Airshow de 2011 nos Emirados Árabes Unidos, o Azerbaijão demonstra interesse nas aeronaves de combate JF-17 Thunder, produzidos conjuntamente pelo Paquistão e a China, e anunciou a sua intenção de comprar as aeronaves do tipo. O JF-17 Thunder se apresentou em voo sobre o Aeroporto Internacional de Dubai, onde os membros da delegação do Azerbaijão assistiram os vôos. Assista a seguir a apresentação.

Referindo-se às negociações realizadas com o Azerbaijão, membros da empresa paquistanesa disse que as discussões não haviam entrado ainda na fase de assinatura de um contrato. A empresa está atualmente fabricando as encomendas para a Força Aérea do Paquistão, com a exportação para o Azerbaijão podendo ser realizada nos próximos anos. Segundo a empresa, as partes estão negociando a determinação do montante anual da possível encomenda.

Oferecendo uma alta manobrabilidade, as aeronaves JF-17 Thunder tem os mesmos recursos ou até mesmo superiores às aeronaves MiG-29 das Forças Armadas do Azerbaijão. Ao introduzir esse ativo em seu inventário, as Forças Armadas do Azerbaijão poderiam aumentar a sua eficácia em combate.

Funcionários da empresa PAC disseram que o Paquistão e o Azerbaijão têm alto nível de relações. Islamabad apóia as posições de Baku e a integridade territorial do Azerbaijão e prestou assistência militar para o país desde o início. Levando em consideração estas relações, não haverá problemas na venda dos caças ao Azerbaijão.

De acordo com representantes da empresa, no âmbito da cooperação Paquistão-China, a produção de uma versão Block 2 do JF-17 Thunder será lançada em breve. Este modelo será equipado com os mais novos sistemas de guerra eletrônica, bem como sistemas de armas adicionais. Além disso, uma configuração de dois lugares da aeronave está sendo desenvolvida.

O comprimento do jato JF-17 é de 14,97 metros. A aeronave tem um peso máximo de decolagem de 12.474 kg, um raio de combate de 1.352 km e atinge uma velocidade máxima de 1.909 km/h.

Um canhão GSh-23-2 de dois canos de 23 mm, quatro mísseis ar-ar, um míssil ar-superfície, bem como bombas de emprego geral Mk-82, Mk-84, bombas guiadas a laser GBU-10, GBU-12, e LT-2, uma bomba anti-pista Matra Durandal, bombas cluster anti-blindagem CBU-100/Mk-20 Rockeye, estão entre os possíveis armamentos do caça JF-17.

Fonte: Azeri-Press Agency – Via: Cavok