A Boeing vai desenvolver uma nova versão, maior e com mais capacidade de carga. A Boeing vai desenvolver uma nova versão, maior e com capacidade para transportar astronautas do seu avião espacial X-37B.

O veículo foi originalmente concebido para uso militar e secreto, mas segundo a empresa norte-americana poderá ser adaptado por forma a conseguir levar carga e astronautas até à Estação Espacial Internacional (ISS).

O X-37, é completamente automático e será lançado por um foguetão Atlas V. Possui um grupo de células solares que fornecem energia ao avião espacial. Visualmente, é idêntico ao abandonado Space Shuttle, mas com menores dimensões, não tendo mais de 8.8 metros de comprimento e pesando menos de 5 toneladas. Atualmente o veiculo é o único em todo o planeta que é capaz de trazer uma carga da ISS realizando uma aterragem suave.

Esta variante “pesada” proposta pela Boeing não exigiria o desenvolvimento de nenhuma tecnologia nova, tratando-se de apenas escalar todos os componentes do modelo atual. O modelo “pesado” atualmente em estudo é o X-37C e poderá transportar entre 5 a 6 astronautas num contentor pressurizado na baía de carga. O avião espacial seria lançado por um “Atlas Evolved Expendable Launch Vehicle” e seria capaz de atracar na ISS, podendo o contentor ser substituído por um de carga.

Fonte: Quintus