Um míssil ar-superfície AGM-84 SLAM-ER (Standoff Land Attack Missile-Expanded Response) caiu devido a um sistema de propulsão com defeito durante um exercício de disparo real em junho, mas a Força Aérea da Coreia do Sul não divulgou a notícia na época, conforme foi descoberto nessa segunda-feira. Um míssil SLAM-ER custa cerca de US$ 1,7 milhão.

De acordo com funcionários do governo sul coreano, a Força Aérea colocou o míssil num F-15K, o principal caça do país, que voou sobre o Mar do Oeste no dia 15 de junho. O míssil realizou a trajetória planejada após o lançamento, mas não conseguiu atingir o seu alvo e caiu no mar. A Força Aérea não conseguiu localizar os destroços.

Um dos funcionários do governo disse que a análise de dados do vídeo a partir do lançamento sugere que o acidente foi causado por um sistema de propulsão com defeito.

Dois dias depois, no dia 17 de junho, a Força Aérea realizou outro lançamento de um míssil SLAM-ER e o teste foi realizado com sucesso. Um recente teste com um míssil SLAM-ER foi realizado na quarta-feira passada, a data de um ano do bombardeio da Coréia do Norte a Ilha de Yeonpyeong.

Fabricado pela Boeing, o míssil tem um alcance de cerca de 280 km, o mais longo entre os mísseis ar-superfície da Força Aérea, que está instalando em todos seus jatos de combate.

Fonte: The Chosunilbo – Via: Cavok