O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (22) durante encontro com jornalistas, que o País pode ultrapassar o crescimento da França nos próximos anos, depois de ter superado o PIB (Produto Interno Bruto) da Itália neste ano, alcançando o sexto lugar no ranking.

"Felizmente o Brasil conseguiu atravessar este ano com excelente resultado econômico. Vamos terminar o ano como sexto maior PIB mundial, com US$ 2,4 trilhões. Passamos a Itália e agora, diante de nós, temos os grandes. Podemos passar a França nos próximos anos", afirma o ministro.

Segundo ele, o Brasil está evoluindo em um ritmo maior que os Estados Unidos, Alemanha e Japão, que são os países que ainda estão acima, além da França. "O Brasil só perde, em termos de crescimento, para a China", disse.

O ministro apontou ainda que o Brasil chegou ao final do ano superando os reflexos da crise que atinge a economia global. O crescimento da renda das famílias brasileiras, do nível de emprego e do mercado consumidor no ano indicam que o País continua em ciclo virtuoso.

Planos para 2012

Mantega destacou também durante o encontro, que o principal desafio do Governo em 2012 é melhorar as condições de vida da população e evitar o contágio da crise internacional. Segundo ele, o governo adotará medidas necessárias para enfrentar os reflexos globais da crise no Brasil e afirmou que a população terá mais emprego e, com isso, a família brasileira deverá manter o consumo, sem exagero.

"Qual o medo do cidadão, quando ele ouve falar em crise? É perder o emprego. E aqui no Brasil, ele só tem visto aumentar o emprego. O maior seguro para a população é o emprego. Nos Estados Unidos é diferente. Lá o cidadão vai terminar o ano com medo de perder o emprego", completa o ministro.

Além do mercado de trabalho, Mantega comentou sobre a necessidade de serem adotadas medidas de defesa comercial ante acrise, o que tem aumentado a concorrência dos produtos importados com os nacionais.

Fonte: MSN