A Marinha iraniana, que se encontra em manobras navais na zona do estreito de Ormuz desde 24 de dezembro, desmentiu que tenham sido testados diferentes tipos de mísseis de curto e médio alcance, dias depois do país ter ameaçado fechar o canal e disse que o lançamento foi adiado, segundo a agência estatal de notícias.

Nas primeiras horas deste sábado, a agência de notícias irainiana Fars informou que a Marinha tinha lançado um míssil em águas internacionais, em uma área de cerca de 2.000 quilômetros quadrados entre o Estreito de Ormuz e o Golfo de Omã.

O governo de Ahamadinejad ameaçou fechar o estreito, por onde passa cerca de 40 por cento do comércio mundial de petróleo, se os países ocidentais impuserem novas sanções às exportações petrolíferas iranianas. Os Estados Unidos, que mantêm no estreito de Ormuz a Quinta Frota naval, advertiram que "não será tolerada" qualquer perturbação do tráfego no canal.

A questão sobre a utilização e os fins do programa nuclear iraniano continua sendo o principal elemento de tensão nas relações entre o regime da república islâmica e a comunidade internacional. O governo iraniano mostra-se determinado a manter o projeto e dificulta a entrada de observadores internacionais.

Os exercícios militares iranianos se estenderão ainda por mais dez dias, segundo o informado pelas autoridades desse país.


Fonte: O Reporter