O ministro britânico da Defesa, Philip Hammond, disse estar preocupado com as consequências dos cortes orçamentais americanos sobre o programa dos caças F-35, que o Reino Unido tinha previsto adquirir para equipar o seu futuro porta-aviões.

3 variantes do F-35


«Uma das coisas que eu espero perceber durante os encontros que irei ter é o impacto que terão os anúncios de hoje [quinta-feira] no programa do Joint Strike Fighter», o futuro avião caça F-35 com capacidades furtivas, declarou o ministro britânico na quinta-feira, em Washington, perante o Conselho Atlântico.

Hammond encontrou-se com o seu homólogo americano Leon Panetta horas depois do anúncio do presidente Barack Obama de uma nova estratégia para o exército americano, que prevê cortes de 487 mil milhões de dólares (380,6 mil milhões de euros) nos próximos 10 anos.

Diário Digital / Lusa
Link

Lockheed Martin F-35B


NOTA: Para piorar o F-35C, versão naval do caça não conseguiu engatar nenhuma vez nas oito tentativas de pousos simulados realizados na base naval de Lakehurst nos EUA. Ao que parece o F-35C apresenta uma curta distância entre o gancho e o trem de pouso principal que quando baixado não possibilita o engate correto da aeronave no convés de voo. Foi constatado que o amortecedor de arfagemé ineficaz e o proprio posicionamento do gancho de parada não levou em consideração o posicionamento dos cabos e o convés de voo em mar agitado. o problema levará provavelmente a um re-projeto do gancho e quem sabe do proprio trem de pouso (Creio que terá que apelar para algo que foi feito no A-4 Skyhawk que dá uma ligeira ajoelhada). O fato é que os problemas se amontoam, e custos vão para o espaço literalmente. Até a Itália ja pensa em 'pular fora' do programa... (veja mais aqui)