O Comitê de Investigação da Federação Russa descobriu que o jato Su-24M que sofreu um acidente no dia 13 de fevereiro, caiu ao tentar reabastecer novamente no ar. Está é a informação do representante oficial do comitê a agência de notícias RIA Novosti.

“Houve uma situação de emergência na mangueira de combustível da aeronave de reabastecimento aéreo que pode ter ocasionado um princípio de incêndio, e depois perdemos contato por rádio com a aeronave Su-24M. A aeronave de reabastecimento pousou em segurança no aeródromo,” disse o Markin, membro do comitê a agência RIA Novosti.

Os investigadores militares, no intuito de determinar as circunstâncias do incidente, suspenderam as operações de todas aeronaves Su-24M Fencer, estão interrogando os militares envolvidos, pessoal técnico e equipe tanto do jato Su-24 como da aeronave de reabstecimento.

Testemunhas ouvidas disseram que viram uma explosão no ar e depois o jato caiu, já pegando fogo.

O bombardeiro Su-24 caiu na noite do dia 13 de fevereiro durante um vôo de treinamento de rotina. Ambos os membros da tripulação conseguiram ejetar e a aeronave caiu a 95 km de Chelyabinsk, sem causar danos sérios no chão. A causa preliminar do acidente alegou uma falha em um dos motores.

O acidente dessa segunda-feira foi o terceiro de um Su-24 na Rússia nos últimos quatro meses, com os dois acidentes anteriores ocorrendo em outubro e dezembro de 2011. As aeronaves estão sendo substituídas gradualmente pelos novos Su-34 Fullback.

Texto: Rustam, direto da Rússia – Via: Cavok