A Boeing e a Comac (Commercial Aircraft Corp of China) anunciaram, dia 7/03, o primeiro acordo de colaboração entre as empresas, para atuar em áreas que permitam o crescimento da indústria da aviação comercial na China e, potencialmente, em todo o mundo.

O acordo inclui a criação do Centro Tecnológico em Aviação Boeing-Comac de Conservação de Energia e Reduções de Emissões em Pequim. O Centro Boeing-Comac vai apoiar projetos de pesquisa para aumentar a eficiência energética da aviação comercial e reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa.

O presidente do conselho da Comac, Jin Zhuanglong, o presidente da empresa He Dongfeng e o Ceo e presidente da Boeing Commercial Airplanes, Jim Albaugh estiveram presentes na cerimônia de assinatura do acordo em Pequim.

As empresas também irão colaborar com universidades baseadas na China e institutos de pesquisa para expandir o conhecimento de tecnologias como biocombustíveis sustentáveis de aviação, infraestrutura de conectividade de aviação e outras. As empresas irão selecionar, juntamente, e subsidiar cada projeto de pesquisa.

“Este acordo celebrado entre Boeing e Comac é resultado de quatro décadas de parceria da Boeing com companhias aéreas, agências governamentais, fornecedores e institutos de pesquisa para dar suporte ao desenvolvimento da indústria de aviação chinesa”, declarou Marc Allen, presidente da Boeing na China. “Esperamos que tecnologias inovadoras de redução de emissões, desenvolvidas pelo Centro Boeing-Comac, irão avançar a aviação na China e ao redor do mundo”, acrescentou.

Com um dos mercados de aviação que mais crescem no mundo, o Departamento de Aviação Civil da China prevê que o tráfego de passageiros no país irá superar 300 milhões este ano.

Fonte: Mercado e Eventos