A redução de custos das forças armadas norte-americanas está a conduzir à retirada antecipada de alguns equipamentos, e durante 2012 mais seis fragatas [1] da classe Oliver Hazard Perry serão retiradas de serviço e disponibilizadas aos países aliados dos Estados Unidos.


As fragatas Perry utilizadas pela US Navy, foram objeto de modificações radicais em 2003, altura em que foi removido o sistema de lançamento Mk-13 que permitia disparar mísseis anti-aéreos e misseis anti-navio foi pura e simplesmente cortado e os navios passaram a contar como armamento principal com o canhão de 76mm (3 polegadas) que se encontra a meia nau numa posição elevada, que reduz consideravelmente o ângulo de tiro.

Ainda assim, as fragatas Perry são navios com uma idade entre 20 e 30 anos, o que permite que seja ainda sejam considerados como viáveis em outras marinhas.
No entanto, modificações a estes navios, quando destinadas a devolver-lhes a capacidade militar entretanto perdida implicam modificações consideráveis, que passam pela instalação de novos sistemas de lançamento para mísseis anti-navio e mísseis anti-aéreo, ambos armamentos comuns em fragatas.

A Turquia por exemplo, procedeu a uma modernização das fragatas, com a instalação de um sistema de lançamento Mk-41, o qual tem capacidade para o lançamento de mísseis anti-aéreos ESSM, mais modernos que os SM-1 que inicialmente armavam as Perry, ainda que tenha um alcance garantido menor.

Já o lançamento de mísseis anti-navio do tipo Harpoon terá que recorrer a um sistema de lançamento convencional a meia nau.
Estas modificações são caras e implicam um investimento considerável em navios com alguma idade (ainda que para a maioria das marinhas navios com duas décadas sejam navios de meia idade).
Marinhas com menores recursos poderão estar interessadas nos navios, mas trata-se de plataformas com um custo de manutenção elevado para utilização para pouco mais que patrulha.
Na configuração atual, as Perry são no entanto capazes de prestar serviço a grandes distâncias e são por exemplo indicadas para missões de combate à pirataria, tanto na região do corno de Africa como no golfo da Guiné.

Fonte: Area Militar

[1] – Trata-se das fragatas:
USS Underwood (FFG 36)
USS Crommelin (FFG 37)
USS Curts (FFG 38)
USS Klakring (FFG 42)
USS Carr (FFG 52)
USS Reuben James (FFG 57)