A Marinha Russa não irá modernizar os submarinos nucleares estratégicos do Project 971 “Akula” por razões financeiras, informou hoje a agência de notícias russas ITAR-TASS, que cita fontes do complexo militar industrial da Rússia. Segundo a agência, uma profunda modernização nos submarinos da classe Akula (“Shark”) é comparável aos custos da construção dois novos submarinos do Projeto 955 “Borey”.

Atualmente, apenas três submarinos da classe Akula prestam serviço na Armada Russa: 834 TK 208 Dmitriy Donskoy, 830 TK 17 Arkhangelsk e o TK 20 Severstal. Os últimos dois submarinos estão atracados no porto de Severodvinsk e atualmente não prestam serviço devido a falta de munição – SLBM R-39. O TK 20 Severstal e o TK 17 Arkhangelsk estão no cais desde 2004 e 2006 respectivamente. O submarino 834 TK 208 Dmitriy Donskoy foi usado como submarino rebocador e recentemente participou de lançamentos de testes do SLBM Bulava.

O submarino “Dmitry Donskoy” foi modernizado para ser utilizado como plataforma de testes do novo míssil balístico intercontinental naval Bulava e permanecerá nessa função por um longo tempo, disse uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia em setembro de 2011. O Dmitry Donskoy ganhou novas armas e um novo sonar e prestará serviço na base naval do Mar Branco. Anteriormente se especulou desmanchar os submarinos dessa classe até 2014.

Fonte: O Informante