Vinte novíssimos Spitfires da RAF podem em pouco tempo ganhar os céus após um acordo assinado recentemente com o governo da Birmânia.

Os especialistas acreditam que descobriram os locais onde 20 dos famosos caças da Segunda Guerra Mundial foram enterrados em aeródromos por todo o país. O Primeiro-Ministro David Cameron assinou um acordo que prevê que eles sejam devolvidos à Grã-Bretanha.

Historiadores dizem que os Spitfires foram enviados para a Birmânia no verão de 1945, duas semanas antes das bombas atômicas caírem no Japão e encerrarem a guerra.

A campanha britânica para expulsar os japoneses da Birmânia foi a mais longa e sangrenta da guerra, tendo sido iniciada com a invasão japonesa no fim de 1941.

Os Spitfires ajudaram a dar apoio às forças especiais Chindits no solo – e provaram-se um grande incentivo ao moral. Tiveram um papel crucial na derrota do inimigo e cobriram o subseqüente avanço Aliado pela Birmânia, protegendo as tropas no solo.

Mas os Spitfires enterrados nunca viram ação. O comandante do teatro de operações, Lorde Louis Mountbatten, ordenou que fossem escondidos em 1945 para impedir que forças estrangeiras os tomassem, após o exército britânico ser desmobilizado. As aeronaves, recém-saídas da linha de montagem, foram enterradas em caixas numa profundidade de 1,2 a 1,8 metros, para conservá-las. Seus paradeiros foram perdidos após a RAF perder os documentos em seus arquivos.

Mas entusiastas da aviação, auxiliados por especialistas da Universidade de Leeds e um veterano da Segunda Guerra que testemunhou a ocultação, acreditam ter encontrado suas localizações usando a mais recente tecnologia de radar de penetração de solo.

O governo britânico disse que quer desenterrar as aeronaves e restaurá-las para que possam retornar à sua antiga glória.

As condições das caixas de carga e das aeronaves, cujas asas e fuselagem foram enterradas separadamente, são desconhecidas. Mas especialistas esperam que estejam bem preservadas.

Uma fonte ministerial disse que David Cameron fechou um acordo com o presidente birmanês para que o país ajude a Inglaterra a escavar as aeronaves num projeto histórico conjunto.

O Spitfire é provavelmente a aeronave mais importante da história da aviação, tendo um papel crucial na Segunda Guerra Mundial. Espera-se que haja uma oportunidade de trabalhar com o governo birmanês para escavar, restaurar e exibir estas aeronaves, bem como levá-las aos céus da Grã-Bretanha mais uma vez”, disse.

Fonte: Daily Mail, 13 de abril de 2012. - Via: Sala de Guerra

Nota: Em 1945, ou seja, 67 anos atrás, apesar das primeiras ilhas pertencentes propriamente ao Japão estarem sendo invadidas(*) havia tropas japonesas ainda supridas de armas e munições para efetuar ataques e talvez infligir derrotas aos aliados. Este era o caso da Birmânia que corria o risco de ser novamente ocupada por tropas nipônicas.

Na ocasião a RAF (Royal Air Force) na Birmânia recebera 21 aviões de caça Spitfire Mk II, algo superados em termos do desenvolvimento de equipamento na época.

Na falta de pilotos treinados e por segurança (para não caírem em mão de inimigos) os aviões foram transportados encaixotados para um terminal ferroviário distante e enterrados, completamente protegidos por papel encerado, graxa e outras precauções.

As aeronaves acabaram esquecidas, exceto por um fazendeiro, inglês David Cundall que passou 15 anos procurando localizá-las, alugando equipamento para exame de subsolo e viajando repetidas vezes para o local.

Finalmente achou os 21 aviões, a12 metrosde profundidade, e relatou a façanha ao Primeiro Ministro Cameron.

Cameron aproveitou a eleição de -las, alugando radares de enetraos procurando localizar , pel encerado, graxa e outras precaue casa para Bras Aung San Suu Kyi para visitar a Birmânia e encabeçou u movimento para que a Europa normalize suas relações comerciais com o país.

Ao mesmo tempo negociou permissão para retornar à Inglaterra os aviões achados..

Podemos imaginar o impacto de 21 aviões de mais de sessenta anos estado de novos decolando, considerando que há apenas 35 aviões Spitfire em vôo nos dias de hoje.

(*) O Spitfire é o clássico dos clássicos em termos de aviões de combate. Junto com o Hawker Hurricane derrotou a Luftwaffe alemã nos meses que se seguiram à derrota no continente e a evacuação de Dunquerque. É também um dos mais lindos aviões que já se desenhou.

(*) Okinawa foi a primeira ilha considerada território do Japão a ser invadida. Antes todas eram conquistas.

Fonte: Prosa & Politica