No dia 17, em uma reunião dos ministros de Defesa do Brasil (Celso Amorim) e da Argentina (Arturo Puricelli), foi aventada a idéia de que todos os países da América do Sul façam uso do VANT adotado pelo Brasil para vigilância de fronteiras e luta contra o narcotráfico. 

Na mesma reunião, o ministro argentino propôs que os dois países cooperem na modernização e repotencialização de mísseis antinavio MM38 e MM40Exocet e se declarou interessado pelo míssil ar-ar A-Darter, em desenvolvimento conjunto pelo Brasil e África do Sul. Puricelli reiterou a proposta de colaboração no desenvolvimento de um treinador básico na América do Sul — indubitavelmente, trata-se do projeto IA-73 (foto), a ser produzido pela FAdeA. 

Os ministros também falaram da possibilidade de trabalhar em conjunto na fabricação de satélites de comunicações e no programa do blindado sobre rodas Guarani, tendo sido discutida a possibilidade de aquisição deste para o Ejército Argentino. A produção em série do Vehículo Liviano de Empleo General Aerotransportable (VLEGA) Gaucho continuará. Por último, os ministros conversaram sobre o programa do cargueiro Embraer KC-390, no qual a Argentina pensa em adquirir seis.

Fonte: S&D