Cerca de 420 militares participam do exercício FAEX, da Força Aérea Brasileira (FAB), que começou nesta semana em Florianópolis (SC). A atividade reúne 12 helicópteros, 12 aviões, entre eles os novos P-3AM, e os aviões radares (E-99), além de seis aeronaves de transporte. O exercício acontece no litoral catarinense até o dia 20 de abril. Além da Aeronáutica, militares da Marinha e do Exército na região Sul foram deslocados.

As aeronaves vão operar a partir da Base Aérea de Florianópolis, com voos programados para o litoral norte de Santa Catarina e também para as cidades de Jaguaruna, Imbituba, Laguna e Criciúma, no sul do Estado. Segundo a FAB, o treinamento serve para melhorar a capacidade dos esquadrões envolvidos, na missão de manter a soberania do espaço aéreo.

Para o comandante da 12º FAEX, brigadeiro-do-ar José Alberto de Mattos, o exercício acontece em um contexto multifuncional. "Na medida em que são treinados procedimentos focados na defesa do País, também o são aqueles com vistas ao apoio da população em eventos de calamidades, preservação ambiental, controle de nosso intenso tráfego mercante, de policiamento do nosso espaço aéreo e de busca e resgate", explica o militar.

*Nota: Pela primeira vez a fab utilizou os Mil-35 em um exercício militar de larga escala.

Fonte: Terra