O governo das Filipinas enviou dois caças para proteger um navio filipino em uma zona marítima disputada por seis países no Mar da China Meridional, após supostamente ter sido acossado por navios de guerra chineses, informou a imprensa local nesta sexta-feira, 04.
Segundo explicou o tenente-general Juancho Sabban à imprensa, o incidente ocorreu na quarta-feira, 02, quando o navio filipino realizava tarefas de prospecção a 250 quilômetros da província filipina de Palawan, perto das disputadas ilhas Spratly.
Sabban acrescentou que os navios chineses exigiram que o navio filipino abandonasse a prospecção, mas deixaram a zona sem oferecer resistência quando os caças chegaram.
"A área está dentro do território filipino, pelo que enviamos os aviões para supervisionar a equipe de prospecção. Quando os navios da marinha chinesa viram os aviões, abandonaram a região", assinalou o tenente-general.
Brunei, China, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã disputam, total ou parcialmente, as ilhas Spratly, em uma contenda que ganhou força na década de 80, quando foram descobertas ricas jazidas de petróleo e gás na zona.
Em novembro de 2002, os seis países assinaram um pacto para solucionar a disputa através do diálogo e desta forma reduzir a tensão na zona.

Fonte: Estadao