A Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) assinou hoje um contrato geral trilateral com a United Aircraft Corporation – Transport Aircraft (UAC-TA), sua parceira russo, e com a sua joint-venture, a Multirole Transport Aircraft Ltd (MTAL) para o desenvolvimento da Aeronave de Transporte Multimissão (MTA).
Através do contrato, a HAL vai realizar o projeto e desenvolvimento de sua participação no trabalho do MTA no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves (ARDC), em Bangalore, enquanto sua divisão de Aeronaves de Transporte (TAD), em Kanpur, vai fabricar os protótipos. A produção em série vai ser feita em Kanpur, onde as dedicadas instalações estão sendo criadas. Outros Centros de P&D e divisões de fabricação da HAL irão compartilhar o desenvolvimento de sistemas & LRUs, e a fabricação de componentes, subconjuntos e estruturas compostas. A HAL irá apresentar sua experiência em design de aeronaves, bem como testes de sistemas, fabricação e testes de vôo enquanto estiver trabalhando em conjunto com a equipe russa em Moscou, assim como na Índia.
Os governos da Índia e da Rússia já havia assinado um Acordo Intergovernamental para articular a concepção, desenvolvimento e produção do MTA num regime 50:50 de partilha e decidiu formar uma joint venture entre a HAL, o UAC-TA e a Rosoboronexport para executar o projeto. O objetivo principal é alcançar a auto-suficiência em design e desenvolvimento e produção de aeronaves desse porte e também para gerir o programa com a colaboração internacional e um grande número de fornecedores globais.
A aeronave será projetada para os papéis de transporte de carga / tropas; lançamento de cargas e suprimentos em voo, incluindo o Sistema de Extração com Paraquedas em Baixa Altitude (LAPES). O esforço conjunto visa atender a um requisito de 100 aeronaves para a Força Aérea Russa, 45 aeronaves para a Força Aérea da Índia e 60 para exportação. A atual exigência total é de 205 aeronaves MTA.
A concepção do projeto preliminar MTA será iniciado imediatamente após a assinatura do contrato de acompanhamento preliminar do projeto na qual as discussões trilaterais foram concluídas.

Fonte: CAVOK