O aeroporto Comendador Pedro Morganti, em Piracicaba (SP), recebe na tarde desta sexta-feira (15), um exemplar do helicóptero Mil Mi-35, de fabricação russa, e apelidado de "tanque voador" por pilotos russos. O objetivo da exposição da aeronave é estimular os jovens a cumprirem o serviço militar. Outros nomes não oficiais que a aeronave recebeu foram "crocodilo", por causa da camuflagem do novo helicóptero, e "cristal", devido às janelas como grandes placas de vidro ao redor do cockpit da primeira versão.

O Mi-35 é a designação para exportação do Mil Mi-24, helicóptero de ataque e transporte de tropas produzido pela Mil Moscow Helicopter Plant em 1970 e operado desde 1972 pelas Forças Aéreas Soviéticas, por seus sucessores e por mais de outras 30 nações. A partir de 2010, o Brasil passou a contar com essa aeronave como efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Atualmente, a aeronave é utilizada pelo esquadrão POTI, como é conhecido o 2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação da FAB. A aeronave pousou em solo piracicabano às 13h e ficará no aeroporto da cidade por algumas horas no local.

Fonte: G1