Você se lembra do misterioso objeto gigante descoberto em fevereiro por um sonar no Mar Báltico? Originalmente, a estrutura foi encontrada por uma empresa especializada em vasculhar os oceanos em busca de naufrágios, e chamou a atenção pela aparência parecida com a da Millenium Falcon, nave do filme Star Wars.
Intrigada pela descoberta, uma equipe sueca — a Ocean X — decidiu investigar o misterioso objeto, enviando uma expedição ao local onde foi encontrado. Entretanto, parece que o grupo voltou das profundezes com mais perguntas do que respostas.

Navio naufragado ou OVNI submerso?

De acordo com a equipe, a estrutura se encontra a 90 metros de profundidade, contando com 3 ou 4 metros de seu corpo descoberto no leito do mar. O objeto apresenta 60 metros de diâmetro e foi descrito como um enorme cogumelo, com uma abertura ovalada em sua área central que parece conduzir ao seu interior.
A equipe também descreveu a presença de estranhas estruturas rochosas circulares rodeando a “entrada do artefato”, parecidas com pequenas fogueiras cobertas por uma espécie de fuligem. Além disso, a expedição também observou a presença de um longo rastro, de 300 metros de longitude, o que parece indicar que o objeto deslizou até parar.
As novas evidências foram encaminhadas a cientistas, enquanto outros especialistas continuam examinando os dados coletados pelo sonar. Entretanto, cabe lembrar que essa região é conhecida por inúmeros conflitos no passado, sendo famosa por guardar inúmeros navios naufragados.
Fontes: RT e Slash Gear - Via: Tecmundo

 Uma misteriosa formação flagrada no fundo do Mar Báltico por uma equipe de caçadores de tesouros da Suécia no ano passado não seria um "disco voador" como alguns chegaram a afirmar após a divulgação de imagens em 2011, segundo o jornal "New York Daily News".

"Não é, obviamente, uma nave alienígena. Não é feito de metal", disse Peter Lindberg, líder da equipe de exploração. Segundo ele, o suposto objeto parece ser algum tipo de "formação geológica natural".

A formação flagrada pela primeira vez em agosto de 2011 parecia assemelhar-se com a famosa nave da saga "Star Wars". A foto provocou tanta especulação que a equipe conseguiu levantar o dinheiro para realizar um mergulho para investigar o objeto.

Lindberg e uma equipe de cientistas e mergulhadores passaram 12 dias explorando o objeto de 60 de metros de largura.
Apesar de parecer uma rocha, a formação ainda apresenta um pouco de mistério. "Durante minha carreira de 20 anos de mergulho, incluindo 6 mil mergulhos, eu nunca vi nada assim", disse Stefan Hogeborn, um dos mergulhadores da equipe.

Fonte: G1