A Alenia Aermacchi assinou um contrato com o Ministério de Defesa israelense para o fornecimento de 30 aeronaves de treinamento avançado M-346. O acordo é parte de um acordo entre os dois governos, Israel e Itália, que inclui aviões, motores, manutenção, logística, simuladores e treinamentos, fornecidos também por outras empresas israelenses e internacionais.

A nova aeronave irá substituir os antigos jatos A-4 Skyhawk atualmente em serviço e irão compor a nova frota de treinadores da Força Aérea israelense. A entrega do primeiro M-346 é esperada para metade de 2014.

Giuseppe Giordo, Diretor-Presidente da Alenia Aermacchi e Responsável pelo Setor de Aeronáutica da Finmeccanica, disse: “A assinatura do contrato com Israel para o fornecimento de 30 jatos M-346 – incluindo um sistema de formação avançada – é o resultado da excelência tecnológica e produtiva da indústria italiana, da colaboração altamente considerada entre os dois países e as sinergias com o Ministério da Defesa italiano. Esta conquista é um grande sucesso para a Itália, tanto a nível institucional como industrial. As mulheres e os homens da Alenia Aermacchi, nossos parceiros, as pequenas e médias empresas que participam do programa, devem ficar honrados em fazer parte desta grande realização”.

Após o contrato assinado em 2010 com a Força Aérea de Cingapura e um acordo com a Força Aérea Italiana em 2009, esta nova conquista internacional faz com que o M-346 seja o best-seller mundial em aviões da nova geração de treinamento e é um testemunho da excelência da alta tecnologia das Empresas do Setor Aeronáutico da Finmeccanica.

Fonte: CAVOK