A Força Aérea Real Britânica (RAF) operou drones americanos sobre a Líbia no último ano em apoio à missão da NATO naquele país, disse na quinta-feira o Ministério da Defesa.

Enquanto o uso de drones pelos americanos na Líbia já era conhecido - um avião não tripulado dos Estados Unidos esteve envolvido num ataque aéreo sobre o antigo líder líbio Muammar Khadafi - oficiais britânicos insistiam que nenhum drone norte-americano tinha estado envolvido ou foi usado fora do Afeganistão.

O Minstério da Defesa manteve a versão, mas confirmou que pessoal da RAF ligado a uma unidade americana tinha operado "missões armadas com sistemas pilotados remotamente pelo ar" contra as forças de Khadafi em 2011.

O Ministério da Defesa não adiantou detalhes sobre as missões, mas frisou que as forças armadas britânicas colaboram habitualmente com as nações aliadas através de programas de intercâmbio.

"Não houve e não há" drones britânicos em operação fora do Afeganistão, informou ainda o Ministério da Defesa em comunicado. 

Fonte: DN