O robô americano Curiosity está em uma trajetória muito precisa e em duas semanas chegará a Marte, exatamente no dia 6 de agosto, para iniciar dois anos de uma exploração científica sem precedentes em busca de vida no passado no Planeta Vermelho, informou a Nasa nesta segunda-feira.

"Pousar Curiosity em Marte será a missão mais difícil já empreendida pela Nasa na história da exploração robótica planetária", destacou em um comunicado John Grunsfeld, subdiretor da agência espacial americana para missões científicas.

Lançado em 26 de novembre de 2011 de Cabo Cañaveral, o jipe robô de seis rodas é o maior artefato e o mais sofisticado já enviado a outro planeta, e chegará ao solo marciano aproximadamente às 05H31 GMT do dia 6 de agosto, na zona do monte Sharp (5.000 metros), na cratera de Gale, após ter percorrido 570 milhões de quilômetros no espaço.

Para conseguir um pouso tão preciso no interior de uma cratera, a nave que transporta o Curiosity voará na alta atmosfera marciana em lugar de descer diretamente ao solo.
Os responsáveis pela missão explicam que, ao contrário das sondas precedentes, a Curiosity é muito pesada para que seu impacto no solo seja amortecido apenas por bolas de ar.

Os engenheiros da Nasa no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia, conceberam uma espécie de "guindaste" que nos últimos segundos da descida depositará o jipe robô, do tamanho de um automóvel, delicadamente sobre o solo marciano.

Antes deste momento final, a nave espacial será sustentada por um paraquedas gigante e experimentará os sete minutos mais críticos de toda a missão, quando passará de 21.243 km/h a 2,74 km/h.

Fonte: AFP/UPL/BOL