Fontes ligadas ao estado-maior turco afirmaram nesta sexta-feira que o jato F-4 Phantom perdido no mediterrâneo oriental próximo às águas territoriais sírias não foi abatido por artilharia anti-aérea ou por um míssil da Siria.

Segundo aquelas fontes, não foram encontrados rastos de químicos que pudessem comprovar a existência de uma explosão. Segundo as autoridades turcas, após investigações já efetuadas, é impossível que a aeronave tenha sido abatida pela artilharia anti-aérea síria.

Embora as autoridades não tenham acrescentado mais pormenores, especula-se que o acidente aparenta tenha ocorrido como resultado da tentativa do caça de reconhecimento RF-4 Phantom (uma aeronave desarmada) fugir a um míssil ou aos disparos da artilharia anti-aérea síria. Como resultado de acções evasiva pode ter ocorrido falha humana que levou à queda do avião.

As novas afirmações das autoridades turcas contradizem o que anteriormente tinha sido veiculado pela comunicação social daquele país, citando autoridades militares do país. Sabe-se no entanto que na passada quarta-feira (dia 11/Jul), pela primeira vez uma fonte oficial turca recusou afirmar que a aeronave tinha sido abatida pelos sírios, embora continuasse a acusar a Síria da responsabilidade.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbvBuwmxU45N-EvP-Xm57k71V6yuyrA2YWjhdjiqVJLMNO1k3InvKgb6yQ6PqLJ_Z_sSQxt_wmC6Y4QnpzDh5obsAlumI4zmHfd4kubv1HCKYHP3ZDHw2uKjrvYLtmZnY9bPm6TShDUADH/s400/rf-4+phantom+turkish.jpg
A possibilidade de o F-4 ter sido atingido por fogo anti-aéreo sírio nunca reuniu muitas provas em seu favor. Contra ela está o alcance efetivo dos canhões anti-aéreos sírios, de fabrico soviético, largamente obsoletos. O alcance daquelas armas só permite atingir alvos a distâncias inferiores ao limite das águas territoriais e a aeronave turca caiu sobre a água.

Os militares turcos estão agora a aguardar novas informações, afirmando que só poderão ser conhecidos mais detalhes quando a maior parte da aeronave de fabrico americano for retirada do fundo do mar.