Pela primeira vez, o pessoal técnico da aviação civil e militar do Chile realizaram uma intervenção estrutural e de tecnologia estrangeira utilizando pessoal e instalações 100% locais.

O jornal chileno El Mercuriopublicou uma reportagem sobre o reforço estrutural da fuselagem e recabemanto a que foram submetidos os caças F-16 Block 15 adquiridos pela Força Aérea do Chile da Holanda entre 2005 e 2007.

Este é o resultado de um árduo processo que a empresa foi adquirindo com as habilidades necessárias para realizar o trabalho no material F-16 até modificá-lo e colocar o Chile como o único país na América Latina a realizar a modernização e manutenção dessas aeronaves.
Este programa, chamado PACER AMSTEL, consiste principalmente numa série de modificações, inspeções e reparos de elementos específicos da aeronave, onde é necessário implementar uma melhoria. O processo considera aspectos como o fortalecimento da parte superior da fuselagem, a mudança da longarina, a substituição de fiação, manutenção e reparos associados com as áreas de trabalho.

“Assim, estes F-16 podem melhorar a sua disponibilidade a partir da perspectiva do propósito, ou seja, adiciona características estruturais em termos de melhor resistência a qualquer tipo de manobra operacional, em qualquer fase do voo. Ele também permite que a aeronave possa ter um suporte melhor para a eletrônica e a transmissão de dados”, disse o capitão Rodrigo Retamales.

Fonte: FACH – Via: Cavok