O Irã criticou neste sábado a decisão dos Estados Unidos de retirar o grupo de opositores iranianos Mujahedin do Povo de sua lista de organizações terroristas, acusando Washington de "dois pesos, duas medidas", segundo a imprensa local. 

O departamento de Estado americano anunciou na sexta-feira ter retirado o Mujahedin do Povo de sua lista negra, após anos de lobby da organização, cuja direção está instalada em Paris. O governo americano "aplica dois pesos, duas medidas quando se trata de terrorismo", denunciou o ministério iraniano das Relações Exteriores em um comunicado. "O Irã condena veementemente a ação irresponsável do governo americano (...) que agora é responsável e deve prestar contas por todos os atos terroristas que (os Mujahedin do Povo) cometeram, cometem e continuarão a cometer no futuro", acrescentou o ministério. 

Movimento de esquerda fundado nos anos 1960 para lutar contra o xá do Irã, o Mujahedin do Povo se instalou no Iraque após a revolução islâmica de 1979, com o apoio do regime de Saddam Hussein, para realizar ações armadas contra o Irã durante a guerra entre os dois países. O grupo assegura que abandonou a luta armada, mas Teerã o considera responsável por milhares de mortes. Ao retirar este movimento de sua lista negra, "o governo americano prova que nenhuma de suas ações é lógica (...), na medida em que apoia oficialmente e na prática todos os crimes e atos terroristas do Mujahedin do Povo contra os iranianos, iraquianos e até mesmo americanos".

Fonte: UOL Notícias/AFP