O jornal sérvio Blic reportou no seu site que seis fabricantes globais de jatos supersônicos até agora apresentaram seus aviões para a Força Aérea da Sérvia, mas não se sabe ainda qual dos aviões – ou quando – irão substituir os caças MiG-21 e MiG-29 da frota militar de aviões de combate da Sérvia.


O Comando da Aeronáutica da Sérvia está analisando o Eurofighter europeu, o Rafale francês, os russos SU-30 e MiG-29M2, o norte americano F-16, e o sino-paquistanês JF-17 se atendem às normas estabelecidas na solicitação oficial do Ministério da Defesa para a aquisição de um novo avião militar multiuso.
 
Segundo o analista Aleksandar Radic, para melhor equipar a Força Aérea seria necessário comprar pelo menos 20 aviões, o que custaria pelo menos 1 bilhão de euros. “Não é apenas sobre o dinheiro que teria de ser pago para a compra dos aviões, há também os custos de utilização e manutenção da aeronave. No entanto, o orçamento militar atualmente é de cerca de meio bilhão de euros e há muito possibilidade real de que ele seja reduzido na revisão do próximo orçamento”, disse Radic.

“Os aviões Eurofighter são muito bons, mas muito caros para os nossos meios. Pelo preço de um desses aviões poderíamos comprar dois excelentes aviões de passageiros”, disse uma fonte do Blic, falando em condição de anonimato.

Fonte: Balkans Business News – Via: Cavok