Os Emirados Árabes Unidos e a Grã-Bretanha tem um plano para estabelecer uma parceria de defesa e industrial que envolve uma estreita cooperação em torno do sistema do jato de combate Eurofighter Typhoon fabricado pela BAE Systems, disseram os dois países num comunicado conjunto nesta terça-feira.
O comunicado, emitido enquanto o primeiro-ministro britânico, David Cameron, termina uma visita de comércio e diplomática de dois dias aos Emirados Árabes Unidos, disse que a aliança de defesa também vai colaborar numa “série de novas tecnologias”. Ele não entrou em detalhes.
Cameron promoveu o Typhoon aos ministros dos Emirados durante sua visita, e o seu escritório e os funcionários da BAE disseram que os Emirados têm mostrado interesse em encomendar até 60 unidades da aeronave. Os dois países também vêm discutindo como desenvolver uma “relação estratégica de defesa aérea”.

Os Emirados Árabes Unidos, buscando diversificar sua economia além do petróleo, estão desenvolvendo tanto a indústria como a sua defesa – entrando num acordo em setembro para fabricar os sistemas de armas guiadas em Abu Dhabi junto a uma empresa sul-africana – e um incipiente setor aeroespacial, que produz peças para aviões de passageiros da Airbus.
A Grã-Bretanha tem laços históricos com os Emirados Árabes Unidos e outros países do Golfo Árabe, muitos deles ex-protetorados britânicos e aliados regionais. As áreas de interesse mútuo incluem manter baixas as ameaças do Irã e garantir o fornecimento de petróleo.
O comunicado de terça-feira informou que os Emirados Árabes Unidos e a Grã-Bretanha iriam aumentar os seus exercícios militares conjuntos e treinamento. Os países se comprometeram a facilitar as viagens entre os dois países, mas não deram detalhes.
Cameron deve visitar a Arábia Saudita na terça-feira. Seu escritório disse que a Arábia Saudita havia sinalizado que estava interessada em colocar uma segunda ordem “substancial” de jatos Typhoon, em cima dos 72 jatos que Riad já comprou.
Fonte: Reuters – Via: Cavok