A consultoria Strategy Analytics divulgou esta semana, no Reino Unido, uma pesquisa na qual concluiu que a solução BlackBerry tem o menor custo total de propriedade e é a plataforma móvel mais segura.

Ao todo, 100 usuários examinaram diferentes soluções com aplicações de políticas IL2, o padrão mínimo de segurança para os departamentos do governo do Reino Unido, secretarias de saúde e do governo local.

O BlackBerry 7 mostrou ser o OS mais seguro que outros sistemas operacionais frente a 11 ameaças. Ele foi aprovado em 10, das 11 categorias. Porém, a comparação foi feita com sistemas não tão recentes de outras empresas, como o iOS 5, o Symbian S60 e o Windows Phone 7.

O estudo também concluiu que ao gerenciar a segurança dos dispositivos não-BlackBerry com a implantação da arquitetura Walled Garden, o custo fica 39% mais caro do que os aparelhos que utilizam o BlackBerry Enterprise Server. A arquitetura da solução, incluindo a criptografia de dados, foi indicada pela pesquisa como o melhor suporte para políticas corporativas de TI.

Embora o resultado tenha sido positivo, os smartphones com o sistema continuam perdendo sua popularidade para os iPhones e para os aparelhos Android. Recentemente, o Yahoo anunciou que não usaria mais a plataforma BlackBerry e seus 12 mil funcionários foram liberados para usarem outros smartphones. O mesmo aconteceu na Agência de Imigração do governo dos Estados Unidos, que adotou o iPhone 5 como smartphone padrão dos 17 mil funcionários.

Fonte: Adrenaline