https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYxhHzPHI3glsWVBgebGPkOzZhknEfCTeMWQonBb2rDQT3PEY72UL4ohlI2y94KCAv00AlmKlfjzr7inLoJoC-xebUtj7IQfaYPZ9I1BO4Q4FJ9YFdKd4YB_ySu9sRfN1qjeLWr8zBSg/s1600/Patriot+missiles.jpgA Turquia abordou na Otan um eventual destacamento de baterias de mísseis terra-ar e anti-mísseis Patriot em seu território, anunciou nesta quarta-feira o chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu, em um contexto marcado pelo conflito na Síria.
Consultado por jornalistas turcos durante uma viagem a Bruxelas sobre se existem negociações com as autoridades da Aliança Atlântica, Davutoglu respondeu: "No âmbito da preparação para as eventualidades, tudo é discutido", informou a agência de notícias Anatolia.
O ministro destacou que a missão da Otan consiste em garantir a proteção de todos os seus membros e considerou normal que se fale de medidas defensivas contra todo tipo de perigos, segundo Anatolia.
Um assessor de Davutoglu desmentiu declarações atribuídas ao ministro pela rede de televisão NTV de que "a Otan esta disposta a fornecer sistemas Patriot à Turquia".
Procurado pouco antes pela AFP, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Selçuk Ünal, confirmou a existência de negociações sobre esse deslocamento.
"Este tema (dos Patriot) também está na ordem do dia no marco de deliberações, de preparativos e do planejamento de urgência sobre a segurança da Turquia e dos territórios da Otan", declarou Ünal.
Em viagem à Indonésia, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, citado pela Anatolia, afirmou, contudo, que "no momento não foi feita nenhuma solicitação".
Um membro da Otan em Bruxelas concordou com ele: "Não estamos cientes de nenhum pedido da Turquia".

Fonte: R7