A força aérea líbia iniciou patrulhas nas zonas fronteiriças do sul do país, segundo a Agência Líbia de Notícias, citando o responsável das Operações de Koufra, o coronel Miftah Al-Abdili.
Estas operações, explicou, iniciaram-se nas zonas de Sarata e Awinata, perto da fronteira com o Tchad, e de Jebel Malik, na fronteira com o Egito, no leste, para garantir a segurança e proteger esta parte do país contra a imigração clandestina e o banditismo.

Ele precisou que toda zona sob forma de um meio arco, a partir da fronteira com o Tchad para a que separa a Líbia do Egito, está sob controlo. Segundo ele,  estas operações inscrevem-se no quadro da aplicação da decisão do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) de garantir a segurança no sul do país.

De facto, o CNG decidiu domingo último encerrar provisoriamente as fronteiras sul que a Líbia partilha com o Sudão, o Tchad, o Níger  e a Argélia, declarando esta parte do território nacional uma zona de operações militares fechadas a fim de prevenir uma provável guerra no norte do Mali e as suas consequências como o deslocamento de grupos armados e de refugiados para a Líbia.

Esta decisão foi tomada 48 horas após um périplo que conduziu o primeiro-ministro Ali Zidane à Argélia, ao Níger, ao Tchad e ao Sudão.

Zidane precisou, durante uma conferência de imprensa, que esta medida não afetará as relações da Líbia com os seus vizinhos, explicando que se trata dum caso de segurança interna para o país.

Fonte: Africa 21